terça-feira, 17 de setembro de 2013

Escolha dos novos membros do CPM e Conselho Escolar

Conselho Escolar - Gestão 2013/2015

CPM - Gestão 2013/2015

Festejos em comemoração aos 63 anos de existência da escola

No dia 31 de agosto realizou-se no CTG Tropeiro das Missões, 5º Distrito  - Vila Kraemer, os festejos em comemoração aos 63 anos da escola, na oportunidade houve várias atividades dentre elas: escolha da Garota João Aguiar - Verena Cortes,  risoto, doces, bingo e premiação dos jogos intersérie, ocorrido um dia antes, um dia regado a muita alegria, descontração e divertimento. Parabéns a toda família João Aguiar: pais, alunos, professores e funcionários



segunda-feira, 15 de julho de 2013

Seminário de Formação para Educadores e Funcionários das Escolas do Campo


A identidade da escola do campo é definida pela sua vinculação às questões inerentes à sua realidade, ancorando-se na temporalidade e saberes próprios dos estudantes, na memória coletiva que sinaliza futuros, na rede de ciência e tecnologia disponível na sociedade e nos movimentos sociais em defesa de projetos que associem as soluções exigidas por essas questões à qualidade social da vida coletiva no país. (BRASIL, 2001), com isso é preciso pensar e repensar as Escolas do campo e é com esse objetivo que neste ano o Seminário de Formação dos Educadores das escolas do campo voltam seus estudos para esse repensar.

Assim o primeiro dia de formação acontece, hoje as temáticas abordadas foram:

- Currículo do campo integrado:construções, práticas e vivências Prof. Denírio Marques- IFRS;

- Currículo do Campo: possibilidades - Prof. Mariglei Severo Maraschin- IFFarroupilha

- Relacionamento interpessoal no contexto escolar: um desafio constante - Prof. Martha dos Anjos

sábado, 13 de julho de 2013

Vem aí


8ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
EEEM JOÃO OCTÁVIO N. LEIRIA
EEEM JOÃO AGUIAR
EEEF ROQUE GONZALES

SEMANA DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES e FUNCIONÁRIOS DAS ESCOLAS  DO CAMPO



Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”

Paulo Freire
PROGRAMAÇÃO:
15/7/2013
8:00
Acolhida e credenciamento

8:15
Abertura com vídeo

8:30
Currículo do campo integrado:construções, práticas e vivências. Prof. Denírio Marques- IFRS

10:00 às 10:10
Intervalo
15/7/2013
18:00
Currículo do Campo: possibilidades_ Mariglei Severo Maraschin- IFFarroupilha

21:00
Relacionamento interpessoal no contexto escolar:um desafio constante.Prof. Martha dos Anjos
16/7/2013
8:00
Conhecendo a Licenciatura em Educação do Campo. Neiva Lílian Ortiz_IFFarroupilha

10:00 às 10:10
Intervalo
16/7/2013
18:00
Projeto Político Pedagógico_ PPP_ Prof. Simone Boch Dorneles_UFSM
17/7/2013
08:00
Construção do PPP e a Educação do Campo. Prof. Simone Boch Dorneles_UFSM 

10:00 às 10:10
Intervalo

11:30
Dinâmica de Movimento ( participantes deverão usar roupa adequada para atividade física: abrigo, tênis...)

11:50
Encerramento


quarta-feira, 10 de julho de 2013

Reunião de Pais na Escola




A reunião de pais é um importante instrumento de aproximação entre a família do aluno e a escola. “Não é o único e tão pouco o mais importante dos instrumentos, mas pode ser fundamental para que os pais se aprimorem como educadores dos filhos e compartilhem com os professores e com outros pais, as dificuldades, desafios e soluções da educação”. A importância das reuniões entre pais e mestres está ligada diretamente ao projeto educativo que a escola adota. Se o trabalho ficar restrito aos conteúdos formais, os professores podem simplesmente prestar conta aos pais do que ensinaram para as crianças. Porém, se o trabalho for mais amplo, as reuniões assumem um outro sentido e podem ter outros objetivos também. Portanto, as reuniões revelam como o projeto adotado pela escola pensa a educação. “No caso de um ensino voltado só para a aprendizagem de conteúdos das disciplinas formais, o pai vai à escola simplesmente para saber o que os filhos aprenderam e a escola se organizará apenas para mostrar o quanto ensinou. Os pais podem entender que seu papel se restringe à cobrança da aplicação do currículo, do conteúdo das disciplinas”, Por outro lado, quando o projeto é mais amplo, preocupado com a formação de cidadãos, o encontro entre os professores e os pais também é mais amplo. E as reuniões se tornam momentos em que pais e mestres podem realmente assumir uma parceria na educação das crianças. A equipe pedagógica da escola tem pontos de vista comuns com os das famílias no que diz respeito à educação. A troca de experiências é fundamental. A parceria entre pais e escola, quando está afinada, pode contribuir para a formação cidadã dos alunos e solidificar a construção dos conhecimentos. “Estabelecendo um objetivo comum, em casa e na escola, de formar pessoas melhores para a sociedade”, “É importante o pedido para que os pais participem do processo educativo dos filhos. Quando são convidados para uma reunião, os pais devem sentir prazer em participar. Não se trata dos professores serem amigos dos pais, mas de conseguirem deixar clara a importância da participação. Para, com isso, gerar uma empatia educativa.” O primeiro passo para chegar nessa cumplicidade é tomar cuidado para que os pais não se sintam obrigados a ir às reuniões.
Os pais precisam tomar consciência de que os filhos deles estão dentro deste projeto e que, portanto, como responsáveis pelas crianças, devem acompanhar o processo educacional e não só vigiar.
O envolvimento dos pais na reunião com certeza será gratificante porque os aproximará não apenas da escola como também de outros pais e toda comunidade. Esse é o caminho que deve ser trilhado também nas reuniões. Os pais devem participar das reuniões para ajudar na escola. “A reunião de pais sozinha não faz a qualidade da relação entre família e escola”. Os pais precisam ter consciência de seu papel na complementação da educação dos filhos, da parte que têm na formação das crianças. E que ao encontrarem dificuldades, há alguém na escola para conversar com eles, para tirar suas duvidas, conversar com eles sobre comportamento, atitudes; enfim, que podem pedir ajuda para a escola. O trabalho junto aos pais ou responsáveis pelos alunos é considerado de suma importância para todo o processo pedagógico vivenciado nas unidades escolares. Informações que são trabalhadas nas atividades escolares. Além das reuniões, os pais, devem participar também de palestras de interesse da comunidade em geral e da escola. Onde é trabalhada a relação entre pais e filhos, as questões de saúde e de educação, entre outros temas.

Texto adaptado: Coordenadora - Joana D Arc. Silva e Diretora Pedagógica: Luciana N. Freitas
Extraído de:
http://www.escolakareluxe.com.br/imprimeart.php?cod=69&titulo=Import%E2ncia%20da%20Reuni%E3o%20de%20Pais%20e%20Mestres&tipo=not




Turma 2º ano

Trabalhos artísticos com argila envolvendo os seguintes temas: meio ambiente e animais
Os alunos da turma 21, 2º ano do Ensino Fundamental, Professora Ana Carolina realizam atividades para a criação e confecção de trabalhos com argila, trabalhos estes que envolveram os assuntos trabalhados em aula como: animais e o meio ambiente como um todo.

Resultados obtidos Trabalho Politécnico



Professora Silvia Sagrilo colhendo resultados obtidos com os trabalhos realizados no Ensino Politécnico, turma 201.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Projeto Ensino Politécnico

Projeto Jardinagem e Projeto Hortaliças
Ambos os projetos são desenvolvidos na escola pelos alunos da turma 201, sendo que o projeto das hortaliças também abrange os alunos do Ensino Fundamental, em suas aulas de Técnicas Agrícolas .

terça-feira, 25 de junho de 2013

Festas Juninas



O mês de Junho é caracterizado por danças, comidas típicas, bandeirinhas, além das peculiaridades de cada região. É a festa junina, que se inicia no dia 12 de Junho, véspera do dia de Santo Antônio e encerra no dia 29, dia de São Pedro. O ponto mais elevado da festa ocorre nos dias 23 e 24, o dia de São João. Durante os festejos acontecem quadrilhas, forrós, leilões, bingos e casamentos caipiras.

A tradição de comemorar o dia de São João veio de Portugal, onde as festas são conhecidas pelo nome de Santos Populares e correspondem a diversos feriados municipais: Santo Antônio, em Lisboa; São Pedro, no Seixal; São João, no Porto, em Braga e em Almada.

Com isso, no dia de hoje as professoras do 2º e 3º ano, Professora Carolina e Professora Virgínia organizaram com seus alunos uma grande festança para marcar essa festa tradicional, a festa contou com muita dança, comilança e muita diversão.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Dia Mundial do Meio Ambiente



         Comemorado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembleia Geral da ONU em 1972 para marcar a abertura da conferência de Estocolmo. No mesmo dia, foi criado o Programa Ambiental das Nações Unidas (Unep, na sigla em inglês). O dia é considerado uma das principais ações das Nações Unidas para chamar a atenção para como afetamos a natureza.

                 No dia mundial do meio ambiente os professores do 2º ano, Prof Juliano e 3ºano, Prof. Virgínia Martins realizaram, juntamente com os alunos a coleta de lixo na  Escola JOÃO AGUIAR, com o intuito de despertar nos alunos a consciência de que é preciso preservar o meio ambiente e que devemos começar pelo lugar onde vivemos.

                  Preservar o meio ambiente é muito importante para que possamos ter um planeta saudável e rico em recursos naturais no futuro. o

Profitecs

Alunos da escola representam o Ensino Médio Politécnico na 3ª Mostra das Profissões, Tecnologias, Cultura e Recursos  Comunitários da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

domingo, 26 de maio de 2013

Culminância I Trimestre

No dia 23 de maio ocorreu na escola a Culminância do I trimestre, neste dia cada turma fez uma pequena mostra do que fora trabalhado no decorrer do trimestre,muitas riquezas foram exposta.

63 Anos

A escola está em festa, é tempo de comemorar seus 63 anos de existência, trabalho e dedicação. Parabéns a comunidade da VilaKraemer que tem em seu meio essa escola que conta com um quadro de profissionais de excelência e que prima por uma educação de qualidade, parabéns aos professores, alunos e funcionários que fazem parte ou que um dia fizeram desta grande família.
No dia 22 ao completar seus 63 anos os alunos e professores dos anos inicias brindaram-na com uma belíssima gincana.
PARABÉNS A TODOS NÓS QUE FAZEMOS PARTE DESTA GRANDE FAMÍLIA.

domingo, 19 de maio de 2013

Gincana em comemoração aos 63 anos da escola

No dia 22 de maio nossa escola estará completando seus 63 anos e uma das atividades para comemorar essa grande data é a Gincana que será realizada pelos alunos do Ensino Fundamental, séries iniciais, assim sendo, as professoras juntamente com seus alunos preparam-se para esse evento.
 

 


segunda-feira, 13 de maio de 2013

Abolição da Escravatura


A lei assinada pela princesa Isabel não modificou a condição de vida dos negros libertos.

A partir da segunda metade do século XIX, vários intelectuais, escritores, jornalistas e políticos discutiam a relação existente entre a utilização da mão de obra escrava e a questão do desenvolvimento nacional. Enquanto as nações europeias se industrializavam e buscavam formas de ampliar a exploração da mão de obra assalariada, o Brasil se afastava desses modelos de civilidade ao preservar a escravidão como prática rotineira.


De fato, mais do que uma questão moral, a escravidão já apresentava vários sinais de decadência nessa época. A proibição do tráfico encareceu o valor de obtenção de uma peça e a utilização da força de trabalho dos imigrantes europeus já começava a ganhar espaço. Com isso, podemos ver que a necessidade de se abandonar o escravismo representava uma ação indispensável para que o Brasil viesse a se integrar ao processo de expansão do capitalismo.

A Inglaterra, mais importante nação industrial dessa época, realizava enormes pressões para que o governo imperial acabasse com a escravidão. Por de trás de um discurso humanista, os britânicos tinham interesse real em promover a expansão do mercado consumidor brasileiro por meio da formação de uma massa de trabalhadores assalariados. Paralelamente, os centros urbanos brasileiros já percebiam que o custo do trabalhador livre era inferior ao do escravo.

Respondendo a esse conjunto de fatores, o governo brasileiro aprova a Lei Eusébio de Queiroz, que, em 1850, estipulou a proibição do tráfico negreiro. Décadas mais tarde, a Lei do Ventre Livre (1871) previa a liberdade para todos os filhos de escravos. Esses primeiros passos rumo à abolição incitaram a criação da Sociedade Brasileira contra a Escravidão e, três anos mais tarde, no estabelecimento da Confederação Abolicionista, em 1883.

Apesar de toda essa efervescência abolicionista manifestada em artigos de jornal, conferências e na organização de fugas, vários membros da elite rural se opunham a tal projeto. Buscando conter a agitação dos abolicionistas, o Império Brasileiro aprovou a Lei Saraiva-Cotegipe ou Lei dos Sexagenários, que previu, no ano de 1885, a libertação de todos os escravos com mais de 65 anos de idade. Na prática, a lei atingia uma ínfima parcela de escravos que detinham um baixo potencial produtivo.

Dando continuidade à agitação abolicionista, vemos que o ano de 1887 foi marcado pela recusa do Exército brasileiro em perseguir escravos e a clara manifestação da Igreja Católica contra tal prática. No ano seguinte, assumindo o trono provisoriamente no lugar do pai, a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, no dia 13 de maio. Possuindo apenas dois artigos, a lei previu a libertação dos escravos em território brasileiro e a revogação de qualquer lei que fosse contrária a essa medida.

Apesar de estabelecer um marco no fim da escravidão, a Lei Áurea não promoveu transformações radicais nos cerca de 750 mil escravos libertos em território brasileiro. Sem nenhum amparo governamental, os alforriados se dirigiram para as grandes cidades ou se mantiveram empregados nas suas propriedades de origem. De fato, ao invés de promover a integração do negro à sociedade, a libertação foi seguida pelo aprofundamento da marginalização das camadas populares no Brasil.


Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola



domingo, 12 de maio de 2013

HOMENAGEM ÀS MAMÃES DE NOSSA ESCOLA


Forte e Valente

Vinicius Felipe Ghietti
Mãe forte valente Não tem medo do que vem pela frente Mãe corajosa, atenciosa e amorosa Mãe você é a luz da nossa vida Você nos traz calor e alegria Quando estou com medo só penso em uma pessoa... mãe Quando vi você pensei comigo... Essa vai ser minha mãe, minha luz e meu abrigo, meu aconchego e meu sentido da vida Porque sem você ninguém pode vir ao mundo Mãe é uma pessoa especial dentre todas as pessoas do mundo Mãe é alegria, amor, confiança e calor.

Veja as fotos aqui

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Alunos preparam os festejos em homenagem as mamães


Não importa como você comemore o Dia das Mães. Seja com um almoço, um presente ou uma homenagem, o Dia das Mães é uma oportunidade que todos temos de retribuir todo o amor, os ensinamentos e o carinho que recebemos desse ser tão especial.

domingo, 14 de abril de 2013

Questões Polêmicas do Brasil


Professora Claunei Medeiros trabalhando com os alunos do 3º ano do Ensino Médio questões polêmicas da sociedade. Essas questões envolvem os temas como: ética, sexualidade, violência

Projeto Hortaliças 2º Ano

PROJETO MEIO AMBIENTE
2º ano –Ensino Politécnico-

Objetivos:
-Levar aos alunos a vivencia e o contato direto com o meio ambiente natural.

-Oportunizar ao aluno a conquista do seu espaço, preservando o meio ambiente onde vivemos..
-Proporcionar aos alunos a descoberta das técnicas de plantio, manejo do solo, cuidado com as plantas assim como técnicas de proteção da estrutura do solo.
-Desenvolver de modo integrado, a consciência da responsabilidade para com o meio ambiente, respeitando o espaço biótico e abiótico a sua volta



Alunos do 2º Ano Politécnico juntamente com a Professora Sílvia realizam o Projeto da horta na escola.

Alunos construindo uma estufa para a produção das mudas de hortaliças


quinta-feira, 4 de abril de 2013

Olha só o Povo da João Aguiar

Mesmo com as adversidades do dia, esse grupo é só alegria.
Transporte Escolar quebrado, sinal de telefone quase zero, mesmo assim o astral sempre pra cima, o bom da vida é isso:
"Paciência e perseverança tem o efeito mágico de fazer as dificuldades desaparecerem e os obstáculos sumirem."(John Quincy Adams)




sábado, 30 de março de 2013

Feliz Páscoa


A Escola joão Aguiar deseja  para você na Páscoa:
 Que a alegria da ressurreição de Cristo esteja em seu coração hoje e sempre.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Professora Ana Carolina

Olha aí, essa é a Professora Ana Carolina, professora do 2º ano do Ensino Fundamental dando uma pequena demonstração dos seus dotes artísticos, assim ela aproveitou para dar início aos enfeites da Páscoa na Escola.


Dia Mundial da Água






21 de Março - Dia Internacional contra a Discriminação Racial



No dia 21 de março de 1960, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular.
No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186. Esta ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a ONU – Organização das Nações Unidas – instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. 
O Artigo I da Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial diz o seguinte:
"Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública" 
O racismo se apresenta, de forma velada ou não, contra judeus, árabes, mas sobretudo negros. No Brasil, onde os negros representam quase a metade da população, chegando a 80 milhões de pessoas, o racismo ainda é um tema delicado. 
Para Paulo Romeu Ramos, do Grupo Afro-Sul, as novas gerações já têm uma visão mais aberta em relação ao tema. “As pessoas mudaram, o que falta mudar são as tradições e as ações governamentais”, afirma Paulo. O Grupo Afro-Sul é uma ONG de Porto Alegre, que promove a cultura negra em todos os seus aspectos. 
Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD – em seu relatório anual, "para conseguir romper o preconceito racial, o movimento negro brasileiro precisa criar alianças e falar para todo o país, inclusive para os brancos. Essa é a única maneira de mudar uma mentalidade forjada durante quase cinco séculos de discriminação”.

Texto extraído de:
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/pwdtcomemorativas/default.php?reg=3&p_secao=59

segunda-feira, 18 de março de 2013

Violência nas Escolas


Hoje dia 18 de março de 2013,  das 14 às 16 horas, no Centro de Cultura e Eventos Frankilin Bastos de Carvalho estiveram reunidas todas as escolas da Rede Estadual de Educação para uma palestra com as Professoras Marlete Andrade e Maristela Daroncho, na referida reunião foram abordados assuntos relativos  à Violência nas escolas, bem como os procedimentos a serem tomados diante de fatos que poderão ocorrer  nas escolas.
Estiveram reunidas as escolas: Escola João Aguiar, João Octávio Nogueira Leiria, Roque Gonzales, Laerte Jobim e Instituto Estadual Salgado Filho.



quinta-feira, 7 de março de 2013

08 de março Dia Internacional da Mulher




A você Mulher

Bem aventurada a mulher que cuida do próprio perfil interior e exterior, porque a harmonia da pessoa faz mais bela a convivência humana.
Bem aventurada a mulher que, ao lado do homem, exercita a própria insubstituível responsabilidade na família, na sociedade, na história e no universo inteiro.
Bem aventurada a mulher chamada a transmitir e a guardar a vida de maneira humilde e grande.
Bem aventurada quando nela e ao redor dela acolhe faz crescer e protege a vida.
Bem aventurada a mulher que põe a inteligência, a sensibilidade e a cultura a serviço dela, onde ela venha a ser diminuída ou deturpada.
 Bem aventurada a mulher que se empenha em promover um mundo mais justo e mais humano.
Bem aventurada a mulher que, em seu caminho, encontra Cristo: escuta-O, acolhe-O, segue-O, como tantas mulheres do evangelho, e se deixa iluminar por Ele na opção de vida.
Bem aventurada a mulher que, dia após dia, com pequenos gestos, com palavras e atenções que nascem do coração, traça sendas de esperança para a humanidade.

sábado, 2 de março de 2013

VOLTA ÀS AULAS

ENSINO MÉDIO


“Há um tipo de educação que tem por objetivo produzir conhecimentos para transformar o mundo, interferir no mundo, que é a educação científica e técnica. Mas há uma educação – e é isso o que chamo realmente de educação – cujo objetivo não é fazer nenhuma transformação no mundo, é transformar as pessoas.”
 Rubem Alves
CLIQUE ABAIXO

ALUNOS DO 6º ANO A 8ª SÉRIE

A grande escola é o amor: as exigências do amor levam a grandes heroísmos. Quando o amor é verdadeiro, o sacrifício não dói; o amor de um professor por seu aluno faz estimar como bem próprio aquilo que é mais do que um dever, é uma missão.

sexta-feira, 1 de março de 2013

ALUNOS DO 1º AO 5º ANO



Em todos os povos do mundo, em todas as épocas da humanidade, o que se espera de uma nova geração é que ela aprenda os ensinamentos dos mais velhos e siga os passos daqueles que já trilharam muitos caminhos. Os pais esperam dos seus filhos que os escutem e ponham em prática, o que eles lhes ensinam. Os professores se orgulham dos alunos que os seguem.
O Conhecimento não é somente assimilar passivamente um saber, um conteúdo, um objeto. Admitimos a idéia de que devemos partir de algo, mas para que haja conhecimento esse algo deve ser transformado, repensado, ter que adquirir novo significado e ser re-elaborado. Podemos fazer isso em conjunto, com outros indivíduos, mas cada um, individualmente, precisa contribuir com sua parcela de intelectualidade e de ação.
Juntos queremos, nesse novo ano letivo fortalecermos nosso espírito para que os objetivos almejados em nossos projetos sejam alcançados com sucesso. E nesta caminhada precisaremos de perseverança, senso de compromisso, dedicação, entrosamento e responsabilidade.

CLIQUE AQUI ANOS INICIAIS

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

REUNIÃO DE PAIS




A Importância da Presença dos Pais na Vida Escolar dos Filhos

Por  * Josneia Martins

Um ano novo letivo tem início se percebe toda a movimentação no comércio onde pais ou responsáveis buscam adquirir os materiais escolares necessários, como também uniformes.
Mas enfatizo que a família (independente da sua formação) possui uma responsabilidade maior, esta é a primeira instituição onde a criança aprende a conviver, portanto tem a responsabilidade de “educar” (antes conhecida como educação primária que na verdade são aqueles hábitos de boa convivência, das palavras mágicas (bom dia, boa tarde, com licença...) da importância sobre o respeito e os limites (a minha liberdade termina onde começa a do outro, o cuidado com o ser humano que convive ou passa por mim inclusive plantas e animais) estes que os pais ou responsáveis repassam através do diálogo e dos exemplos para os filhos são  fatores  importantíssimos  e determinantes na formação da personalidade da criança.
Entende-se consequentemente que a família e a escola precisam buscar estar na mesma sintonia, como se na verdade formássemos uma orquestra onde todos os instrumentos precisam estar em harmonia para apresentarem um belo concerto. Portanto é necessário estar claro que para que aconteça aprendizagem a escola precisa da família, como a família da escola; desta maneira poderemos obter com maior êxito o sucesso no processo de ensino aprendizagem. Os pais precisam conhecer toda a estrutura física, burocrática e humana da unidade escolar, pois é onde seu filho irá passar grande parte da sua vida. 
Participar das reuniões e sempre que possível estar presente na instituição, mesmo não sendo chamado, para trocar idéias com os educadores acompanhando de maneira presente o desenvolvimento da criança e do adolescente. Desta maneira também criará vinculo com o educador e perceberá que este também é um ser humano e que precisa da colaboração da família para que o seu trabalho tenha resultados positivos. Eu acredito que tanto instituições privadas como públicas precisam dos pais ou responsáveis presentes na vida dos educandos, salientando que esse processo deve acontecer a partir do jardim até 8ª série, quando nossos adolescentes e jovens fazem questão que os pais estejam cada vez mais longe; isso devido à fase, mas os pais jamais deverão abrir mão dos filhos é nesta fase que eles mais necessitam de atenção, compreensão e sentir-se amados. Os pais ou responsáveis são e sempre serão as pessoas mais importantes na vida dos filhos, portanto é importante lembrar que não é exatamente o tempo que se passa com os filhos, mas a qualidade do mesmo. Volto a afirmar que os únicos e verdadeiros amigos são os pais e a família (independente da sua formação) é o porto seguro dos filhos, assim sendo é fundamental que exista respeito, diálogo, confiança e amizade.
*Josneia Martins é professora da Rede Municipal de Joinville. Graduada em Pedagogia/Administração. Especialização Interdisciplinariedade e Gestão Educacional


CLIQUE AQUI REUNIÕES DE PAIS

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

COMUNIDADE ESCOLAR



É hora de dar início a mais uma jornada de muito estudo, conhecimento, aprendizagem, ousadia e não menos importante dedicação e responsabilidade.  Juntos, queremos que neste início de semestre, todos os objetivos sejam alcançados com muito sucesso. Esperamos que cada um de nós possa não somente obter aprovações, mas também, realizar suas atividades com perfeição, buscando o aprendizado consigo mesmo e assimilando todos os saberes que lhe são passados. Para isto, cabe a cada um de nós contribuirmos com sua parcela de ação e esforço.

É com muita satisfação, que desejamos um ótimo retorno a todos os alunos, professores e funcionários do curso de Engenharia Ambiental, para que com entusiasmo e alegria dêem início as suas atividades.

ALEGRIA AO RETORNARMOS