LARIANE DA SILVA
domingo, 31 de março de 2013
sábado, 30 de março de 2013
Feliz Páscoa
A Escola joão Aguiar deseja para você na Páscoa:
Que a alegria da ressurreição de Cristo esteja em seu coração hoje e sempre.
sexta-feira, 22 de março de 2013
Professora Ana Carolina
Olha aí, essa é a Professora Ana Carolina, professora do 2º ano do Ensino Fundamental dando uma pequena demonstração dos seus dotes artísticos, assim ela aproveitou para dar início aos enfeites da Páscoa na Escola.
21 de Março - Dia Internacional contra a Discriminação Racial
No dia 21 de março de 1960, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular.
No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186. Esta ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a ONU – Organização das Nações Unidas – instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.
O Artigo I da Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial diz o seguinte:
"Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública"
O racismo se apresenta, de forma velada ou não, contra judeus, árabes, mas sobretudo negros. No Brasil, onde os negros representam quase a metade da população, chegando a 80 milhões de pessoas, o racismo ainda é um tema delicado.
Para Paulo Romeu Ramos, do Grupo Afro-Sul, as novas gerações já têm uma visão mais aberta em relação ao tema. “As pessoas mudaram, o que falta mudar são as tradições e as ações governamentais”, afirma Paulo. O Grupo Afro-Sul é uma ONG de Porto Alegre, que promove a cultura negra em todos os seus aspectos.
Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD – em seu relatório anual, "para conseguir romper o preconceito racial, o movimento negro brasileiro precisa criar alianças e falar para todo o país, inclusive para os brancos. Essa é a única maneira de mudar uma mentalidade forjada durante quase cinco séculos de discriminação”.
Texto extraído de:
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/pwdtcomemorativas/default.php?reg=3&p_secao=59
Clique Aqui: Trabalhos "Eliminação da Discriminação Racial"
segunda-feira, 18 de março de 2013
Violência nas Escolas
Hoje dia 18 de março de 2013, das 14 às 16 horas, no Centro de Cultura e Eventos Frankilin Bastos de Carvalho estiveram reunidas todas as escolas da Rede Estadual de Educação para uma palestra com as Professoras Marlete Andrade e Maristela Daroncho, na referida reunião foram abordados assuntos relativos à Violência nas escolas, bem como os procedimentos a serem tomados diante de fatos que poderão ocorrer nas escolas.
Estiveram reunidas as escolas: Escola João Aguiar, João Octávio Nogueira Leiria, Roque Gonzales, Laerte Jobim e Instituto Estadual Salgado Filho.
quinta-feira, 7 de março de 2013
08 de março Dia Internacional da Mulher
A você
Mulher
Bem
aventurada a mulher que cuida do próprio perfil interior e exterior, porque a
harmonia da pessoa faz mais bela a convivência humana.
Bem
aventurada a mulher que, ao lado do homem, exercita a própria insubstituível
responsabilidade na família, na sociedade, na história e no universo inteiro.
Bem
aventurada a mulher chamada a transmitir e a guardar a vida de maneira humilde
e grande.
Bem
aventurada quando nela e ao redor dela acolhe faz crescer e protege a vida.
Bem
aventurada a mulher que põe a inteligência, a sensibilidade e a cultura a
serviço dela, onde ela venha a ser diminuída ou deturpada.
Bem aventurada a mulher que se empenha em
promover um mundo mais justo e mais humano.
Bem
aventurada a mulher que, em seu caminho, encontra Cristo: escuta-O, acolhe-O,
segue-O, como tantas mulheres do evangelho, e se deixa iluminar por Ele na
opção de vida.
Bem
aventurada a mulher que, dia após dia, com pequenos gestos, com palavras e
atenções que nascem do coração, traça sendas de esperança para a humanidade.
sábado, 2 de março de 2013
VOLTA ÀS AULAS
ENSINO MÉDIO
“Há um tipo de educação que tem por objetivo produzir conhecimentos para transformar o mundo, interferir no mundo, que é a educação científica e técnica. Mas há uma educação – e é isso o que chamo realmente de educação – cujo objetivo não é fazer nenhuma transformação no mundo, é transformar as pessoas.”
Rubem Alves
CLIQUE ABAIXO
sexta-feira, 1 de março de 2013
Em todos os povos do mundo, em todas as épocas da humanidade, o que se espera de uma nova geração é que ela aprenda os ensinamentos dos mais velhos e siga os passos daqueles que já trilharam muitos caminhos. Os pais esperam dos seus filhos que os escutem e ponham em prática, o que eles lhes ensinam. Os professores se orgulham dos alunos que os seguem.
O Conhecimento não é somente assimilar passivamente um saber, um conteúdo, um objeto. Admitimos a idéia de que devemos partir de algo, mas para que haja conhecimento esse algo deve ser transformado, repensado, ter que adquirir novo significado e ser re-elaborado. Podemos fazer isso em conjunto, com outros indivíduos, mas cada um, individualmente, precisa contribuir com sua parcela de intelectualidade e de ação.
Juntos queremos, nesse novo ano letivo fortalecermos nosso espírito para que os objetivos almejados em nossos projetos sejam alcançados com sucesso. E nesta caminhada precisaremos de perseverança, senso de compromisso, dedicação, entrosamento e responsabilidade.
Assinar:
Postagens (Atom)