A Importância da Presença dos Pais na Vida Escolar dos Filhos
Por * Josneia Martins
Um ano novo letivo tem início se percebe toda a movimentação no comércio onde pais ou responsáveis buscam adquirir os materiais escolares necessários, como também uniformes.
Mas enfatizo que a família (independente da sua formação) possui uma responsabilidade maior, esta é a primeira instituição onde a criança aprende a conviver, portanto tem a responsabilidade de “educar” (antes conhecida como educação primária que na verdade são aqueles hábitos de boa convivência, das palavras mágicas (bom dia, boa tarde, com licença...) da importância sobre o respeito e os limites (a minha liberdade termina onde começa a do outro, o cuidado com o ser humano que convive ou passa por mim inclusive plantas e animais) estes que os pais ou responsáveis repassam através do diálogo e dos exemplos para os filhos são fatores importantíssimos e determinantes na formação da personalidade da criança.
Entende-se consequentemente que a família e a escola precisam buscar estar na mesma sintonia, como se na verdade formássemos uma orquestra onde todos os instrumentos precisam estar em harmonia para apresentarem um belo concerto. Portanto é necessário estar claro que para que aconteça aprendizagem a escola precisa da família, como a família da escola; desta maneira poderemos obter com maior êxito o sucesso no processo de ensino aprendizagem. Os pais precisam conhecer toda a estrutura física, burocrática e humana da unidade escolar, pois é onde seu filho irá passar grande parte da sua vida.
Participar das reuniões e sempre que possível estar presente na instituição, mesmo não sendo chamado, para trocar idéias com os educadores acompanhando de maneira presente o desenvolvimento da criança e do adolescente. Desta maneira também criará vinculo com o educador e perceberá que este também é um ser humano e que precisa da colaboração da família para que o seu trabalho tenha resultados positivos. Eu acredito que tanto instituições privadas como públicas precisam dos pais ou responsáveis presentes na vida dos educandos, salientando que esse processo deve acontecer a partir do jardim até 8ª série, quando nossos adolescentes e jovens fazem questão que os pais estejam cada vez mais longe; isso devido à fase, mas os pais jamais deverão abrir mão dos filhos é nesta fase que eles mais necessitam de atenção, compreensão e sentir-se amados. Os pais ou responsáveis são e sempre serão as pessoas mais importantes na vida dos filhos, portanto é importante lembrar que não é exatamente o tempo que se passa com os filhos, mas a qualidade do mesmo. Volto a afirmar que os únicos e verdadeiros amigos são os pais e a família (independente da sua formação) é o porto seguro dos filhos, assim sendo é fundamental que exista respeito, diálogo, confiança e amizade.
*Josneia Martins é professora da Rede Municipal de Joinville. Graduada em Pedagogia/Administração. Especialização Interdisciplinariedade e Gestão Educacional
CLIQUE AQUI REUNIÕES DE PAIS