segunda-feira, 26 de novembro de 2012

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA - 20 DE NOVEMBRO


“A luta pela liberdade dos negros brasileiros jamais cessou. Em 1971, um significativo capítulo de nossa história vinha à tona pela ação de homens e mulheres do Grupo Palmares. Lá do Rio Grande do Sul era revelada a data do assassinato de Zumbi, um dos ícones da República de Palmares. Passados sete anos, ativistas negros reunidos em congresso do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial cunharam o 20 de novembro como Dia da Consciência Negra. Em 1978, era dado o passo que tornaria Zumbi dos Palmares um herói nacional, vinculado diretamente à resistência do povo negro.
Herdamos os propósitos de Luiza Mahin, Ganga Zumba e legiões de homens e mulheres negras que se rebelaram a um sistema de opressão. Lançaram mão de suas vidas a se conformarem com a prisão física e de pensamento. Contrapuseram-se ante às tentativas de aniquilamento de seus valores africanos e contribuíram com seus saberes para a fundação e o progresso do Brasil.
Orgulhosamente, exaltamos nossa origem africana e referendamos a unidade de luta pela liberdade de informação, manifestação religiosa e cultural. Buscamos maior participação e cidadania para os afro-brasileiros e nos associamos a outros grupos para dizer não ao racismo, à discriminação e ao preconceito racial.
Que este 20 de Novembro, assim como todos os outros, seja de muita festividade, alegria e renove nossas energias para continuarmos nossa trajetória para conquista de direitos e igualdade de oportunidades. Estejamos todos, homens e mulheres negras, irmanados nesta caminhada pela liberdade e pela consciência da riqueza da diversidade racial!”
                                                                                                                                          Matilde Ribeiro
                                           Ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

A VIOLÊNCIA CONTRA A IDOSA


TUMA 201 – PROFESSORA: GLACI GIRARDON


A partir do poema:

“Um poema de uma Senhora Idosa”
           
Foi feita uma reflexão, como também um painel onde o mesmo tem um desenho de uma mulher idosa feito por um aluno e os outros alunos formaram frases como:

- Às vezes, só as lágrimas são visíveis...

-Silêncio é cumplicidade, notificar é cuidar!

-Notifique os casos de violência contra a pessoa idosa.

-Lembre: Mesmo a mulher sendo idosa, existe nela uma alma jovem!

Acompanha fotos.


 

PROFESSORA: SOLANGE SAGRILO
1º aNO DO ENSINO FUNDAMENTAL

A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER IDOSA

Foi feito um cartaz com reflexão da turma com a seguinte frase:
 Todas vovozinhas merecem:
VIDA DIGNA
CARINHO
CUIDADOS ESPECIAIS
RESPEITO
AMOR
SAÚDE










sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Projeto Cotrijuí

ESCOLA NO CAMPO EM SÃO FRANCISCO DE ASSIS
 
A COTRIJUI – Cooperativa Agropecuária & Industrial dedica cuidado especial para projetos de responsabilidade sócio/ambiental. Dentre eles, destaca-se o Projeto Escola no Campo, programa didático que é aplicado nas escolas municipais da área de atuação da Cooperativa.

O Projeto conta com a participação ativa dos professores e técnicos da COTRIJUI que inserem na grade curricular dos alunos das 5ªs séries, conteúdos das práticas agrícolas aliadas à necessidade de preservar o meio ambiente. Com isso, são estimulados a transmitir o que aprendem para suas famílias e para a sociedade em que vivem. Dessa forma, o projeto também assume papel importante na conscientização dos adultos sobre os conceitos de agricultura sustentável.

A Escola Estadual "João Aguiar", localizada na Vila Kraem em São Francisco de Assis participa pelo terceiro ano consecutivo do Projeto Escola no Campo e atingiu mais de 60 alunos, a maioria filhos de agricultores.

Parabenizamos a Escola por acreditar e apoiar o Projeto que vem sendo realizado com muito sucesso, promovendo um futuro melhor e formando novas gerações de agricultores conscientes da necessidade de preservar o meio ambiente e usar tecnologia para a produção de alimentos mais saudáveis.